O Border Collie é a melhor raça que existe!
Tendencioso, não? Especialmente vindo de um site dedicado à raça, mas temos como justificar essa afirmação, ainda que não se possa provar algo assim. O fato é que se o cão é o melhor amigo do homem, o Border Collie é um cão melhorado, pelo modo como nós o vemos. Quando o cão é intitulado assim, falamos da estreita relação de amizade, fidelidade e carinho que se pode ver entre um cão e seu dono, mas essa relação, que sempre foi linda, pode trazer ainda mais benefícios a ambos e tudo se deve a uma outra afirmação, essa comprovadamente verdade “O Border Collie é o cachorro mais inteligente que existe”!!!
A inteligência do border collie não serve apenas para aprender truques e comandos do tipo pegar a bolinha, embora alguns borders tenham aprendido mais de 1000 comandos do tipo e já observamos filhotes que pegam a bolinha e trazem para continuar a brincadeira, na PRIMEIRA vez em que se joga a bola, acredita? Como se já tivessem treinamento para isso. Sua inteligência tem muitos outros benefícios, entres eles sua inteligência lhe dá uma adaptabilidade a vários tipo de cotidiano, desde que se tenha atividade física suficiente e isso é perfeito para quase qualquer ser humano.
Todos nós precisamos de exercícios e ter um cão que pode se adaptar a várias atividades físicas dos seres humanos é perfeito para quem sempre desejou uma companhia disposta a uma caminhada, por exemplo, corrida, natação, trilha, emfim, enquanto você cuida da sua saúde, cuida da saúde do seu cão também. Você tem algum amigo que faria exercícios com você somente nos momentos em que você quisesse? Um border collie pode fazer isso! Eles só precisam de uma certa frequência, que acaba por estimular você a continuar.
Pesquisas indicam que há muitos benefícios em se exercitar com seu cão; Como os advindos da própria atividade física, que são incontáveis para o ser humano e não serão profundamente citados aqui (afinal é uma verdade absoluta o fato de que se exercitar, faz bem) mas podemos citar ao menos que ameniza a ansiedade, diminui consideravelmente as chances de desenvolver depressão, assim como pode levar a cura da doença.
Sabemos como as ruas podem ser perigosas e um outro exemplo é a sensação de segurança que um cão de porte médio dá, especialmente a uma mulher, que poderia estar caminhando sozinha e não se sentir segura.
A redução de procrastinação é outro exemplo, por que é mais provável que você dê continuidade e realmente adquira o hábito de fazer um cooper, por exemplo, com o seu cão, do que sozinho(a) porque se o tutor não for por ele, vai pensar no cachorro. Essa parceria traz motivação e ainda desvia o pensamento dos problemas e da tensão do dia a dia, já que o foco estará no bichinho, além de si mesmo.
Seu cão fica mais calminho e tranquilo, dorme melhor e fica muito mais fácil deixá-lo sozinho por algumas horas, com alguns brinquedos, para ir trabalhar, afinal, passear com seu cachorro ajuda a reduzir o estresse do animal e o seu, libera uma série de hormônios bons, ajuda a estreitar os laços entre um cão e eu dono, mantém a saúde e o peso da dupla e é claro, nada melhor do que passear com o cachorro em um parque agradável e verde ou desfrutar de algumas brincadeiras com ele em um sítio com gramado extenso, por exemplo, para o seu dia começar com o pé direito. Exercícios ao final do dia às vezes são mais cansativos, mas se couberem no seu dia-dia são muito benéficos também.
Teoricamente qualquer cachorro é capaz de acompanhar seu dono em uma caminhada, mas embora haja muitos benefícios nisso, é possível ir bem mais longe com um Border collie. Aos poucos sua condição física vai lhe dando mais possibilidades para aumentar o passo, com o passar dos dias um trote e com o tempo uma corrida pode ser perfeita para o seu dia-dia ficar muito mais saudável e seu cão perfeitamente adaptado e feliz. Mas raças fazem isso com tanta facilidade quando um border collie.
Há várias outras vantagens na raça além de te deixar mais saudável. O border collie é uma das poucas raças que ainda tem saúde e diversidade genética (se for um cão de procedência) suficiente para ter uma vida mais longa. Já ouviu dizer que cães de raça morrem cedo e são muito mais sensíveis? É a mais pura verdade e isso se deve ao fato de que são muito aparentados em algumas raças. Na verdade só por ser de uma “raça” em particular, os cães já têm uma consanguinidade (parentesco entres os pais) que as vezes lhes fazem ter pouca diversidade genética, isso acaba por aumentar as possibilidades de desenvolver câncer e outras doenças hereditárias que reduzem a vida e o conforto dos cães, mas o Border Collie, apesar de também poder ter problemas desse tipo, ainda é uma raça propícia para se encontrar saúde. Tem doenças muito comuns e características de border collie mas os criadores mais criteriosos e éticos, conseguem controlar essas doenças com exames e podem garantir a criação de filhotes livres dessas doenças.
Poucos aspectos são mais importantes em um cão que a sua saúde, por que adquirir um cachorro de raça, que pode ter varias doenças genéticas, que vai sofrer, tirar sua paz, gastar dinheiro e ainda vai morrer cedo, é uma escolha no mínimo masoquista. Pense nisso ao escolher um cão e exija do criador os exames dos pais para as principais doenças da raça, quanto mais exames melhor e maior a possibilidade de saúde do seu filhote.
Por falar em diversidade genética, podemos citar o que talvez seja o mais importante aspecto de qualidade em um cão, o temperamento! É sem dúvida a característica que mais vai lhe fazer diferença no dia-dia com seu pet, que vai lhe tornar amável e sem duvida é o que separa os cães que são membros da família em quatro patas, daqueles difíceis de se lidar, que podem chegar ao cúmulo de fazer mal aos seus donos e às suas vidas. O temperamento de um cão sempre define o que sentimos por ele e ainda que os donos mais obstinados possam amar um pet por pior que seja a sua índole, é sempre melhor o temperamento certo. Esse temperamento correto, só se obtém quando a raça tem diversidade genética suficiente para que o criador tenha a liberdade de combinar os melhores temperamentos na criação e produzir os mais adoráveis filhotes, nem todas as raças têm essa vantagem, muitas são caracterizadas por problemas de temperamento e os criadores ficam de mãos atadas, por que não têm bons exemplares para trabalhar e melhorar isso.
É possível inclusive obter um temperamento mais adequado à sua rotina. A raça border collie tem duas vertentes principais; uma é mais adequada para o trabalho no campo e o pastoreio, que é a raiz das linhagens da raça, a outra, o border collie de exposição, tem uma temperamento um pouco menos agitado e mais doce, mas em um mesmo plantel (grupo de cães de um criador) não é difícil encontrar vários diferentes temperamentos e isso nos possibilita a combinação ideal para se obter filhotes mais adequados para a vida de um petlover mais ativo ou mais calmo e tranquilo.
Falando em tranquilidade, já ouviu dizer que quanto mais belo o cão, mais trabalho ele dá? É uma afirmação quase sempre verdadeira, mas não se aplica ao Border collie. Imagine manter limpo e desembaraçados aqueles cães de pelo encaracolado, ou passar seus dias limpando as marcas de lágrimas dos olhos nos cães com crânio braquicefálico, que frequentemente têm problemas nos olhos, limpar as dobrinhas daquelas enrugadinhos para que não desenvolvam fungos e outros problemas de pele, limpar a baba daqueles grandões por toda a casa, em fim, todos o cães são adoráveis e cada raça tem seus amantes, mas um cão tão belo quanto um border collie e que dá tão pouco trabalho é algo que não tem preço. O border tem pelagens às vezes bem longas, mas são pelos mais lisos e firmes que não se embolam com tanta frequência. Quando se sujam eles as vezes ficam magicamente limpos no dia seguinte por que essa sujeira as vezes seca e cai de seus pelos lisos com o movimento do cão. Apenas escove uma vez por semana, dê uma boa alimentação e banhos se realmente for preciso, para ter um border collie de pelo bonito e saudável. Fazer carinho também faz muito bem à pelagem e ao cão e não dá nem um trabalho.
E então, ainda acha nossa afirmação tendenciosa? Bem, para nós o border collie é a melhor raça do mundo, porque é a mais inteligente do mundo, porque nos fazem bem e nos deixam saudáveis, porque tem bom temperamento, porque são saudáveis, porque são lindos, porque dão pouco trabalho e sim, porque nós somos fãs inveterados de raça Border Collie. E lembre-se, as afirmações e características que você conheceu aqui, dependem da procedência do cão, um border collie pode não ter nenhuma dessas tantas características positivas se vier um criador antiético e inescrupuloso. Exija as melhores características da raça e não compre gato por lebre.